sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Top 7 - Melhores trilhas natalinas em filmes

 Por: Lucas Rigaud




Nem todos os filmes de Natal que assistimos anualmente na sessão da tarde possuem uma trilha tão marcante. Porém, é claro, a magia da música misturada com a do cinema – e, de certa forma, juntamente com o tal espírito natalino, também – já nos proporcionou memoráveis trilhas sonoras que, em alguns casos, já foram premiadas e até hoje são lembradas.

 Confira, a seguir, uma lista especial de 7 filmes com trilhas marcantes de temática natalina, para você adicionar à sua playlist de Natal:

7 – O Grinch (2000)


 Lançado em 2000, essa famosa adaptação do livro do Dr.Seuss possui uma trilha sonora cantada e instrumental bastante animada. Composta por James Horner, renomado músico norte-americano responsável pelas trilhas de Titanic e Avatar, que, infelizmente, faleceu em junho deste ano, algumas trilhas contém diálogos, seguidos de interpretações musicais. O filme venceu o Saturn Award de Melhor Trilha Sonora em 2001. 





6 – Simplesmente Amor (2003)

 Essa clássica comédia romântica britânica, estrelada por grandes nomes, como, Liam Neeson, Hugh Grant, Emma Thompson, Alan Rickman, Bill Nighy e até o brasileiro Rodrigo Santoro, possui uma trilha bastante diversificada, com vários nomes da música: The Beach Boys, Dido, Maroon 5, Kelly Clarckson, Lynden David Hall (que interpretou a clássica música dos Beatles “All You Need Is Love”) e o próprio ator Bill Nighy, que empresta a voz para o tema principal do filme, “Christmas Is All Around”. A trilha instrumental foi composta por Craig Armstrong.




5 – Esqueceram de Mim (1990)

 Esse verdadeiro clássico da Sessão da Tarde, obrigatório em todos os natais, possui uma trilha deveras genial, composta pelo igualmente genial mestre John Williams. Os temas musicais do filme variam de situações cômicas, como a bagunça na casa do personagem Kevin McCallister (Macaulay Culkin), para temas natalinos que podem muito bem ser usados durante sua festa de natal em família, como a canção “Somewhere in My Memory”, indicada ao Oscar de Melhor Canção Original, em 1991. O filme também foi indicado ao Oscar e ao Grammy de Melhor Trilha Sonora.




 4 – Gremlins (1984)

 Tá bem, tá bem! Gremlins não possui exatamente uma trilha natalina (apesar de conter famosas músicas natalinas, como "Do You Hear What I Hear", de Bing Crosby), mas é impossível não passar um Natal sem assistir a esse filme icônico dos anos 80 e não tirar a brilhante trilha sonora de Jerry Goldsmith da cabeça. Talvez, a faixa musical do filme que mais se aproxime à temática natalina seja o “Gizmo’s Theme”. A trilha sonora de Gremlins venceu o Saturn Awards de Melhor Trilha Sonora, em 1985.




3 – Edward Mãos de Tesoura (1990)

 Essa obra-prima do mestre Tim Burton não deixa de ser um belo filme natalino. Além de provocar lágrimas dos olhos de muitos marmanjos devido a sua história de amor extremamente inusitada, outro ponto que provoca constantes choros em quem assiste é a sua trilha sonora, composta por Danny Elfman. A trilha de maior destaque, sem dúvida, é a da sequência “Ice Dance”. A trilha sonora de Edward Mãos de Tesoura foi indicada ao Grammy, em 1991.





 2 – O Estranho Mundo de Jack (1993)

 Eis outra memorável trilha de Danny Elfman para um filme idealizado por Tim Burton. A trilha sonora de “O Estranho Mundo de Jack” é tão famosa que, mesmo depois de 22 anos de seu lançamento, jamais envelheceu. As músicas do filme variam de temática de Halloween, como o hino da data de 31 de outubro, “This is Halloween”, e de Natal, como “What’s This”. A trilha sonora do filme foi indicada ao Globo de Ouro, em 1994, e ao Saturn Award.




 1 – O Express Polar (2004)

 Em primeiríssimo lugar, está um dos trabalhos mais delicados de Robert Zemeckis desde Forrest Gump, “O Expresso Polar”. O filme conta com uma bela trilha sonora natalina de Alan Silvestri, que sempre trabalha nos filmes de Zemeckis, que contém faixas como “The Polar Express Theme” e “Hot Chocolate”, ambas cantadas por Tom Hanks, “When Christmans Comes To Town” e “Believe”, esta última indicada ao Oscar de Melhor Canção e vencedora do Grammy, em 2005. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário