terça-feira, 8 de dezembro de 2015

11 anos de uma das maiores atrocidades da história do rock

Por Renan Soares

                                      

O dia era 8 de dezembro de 2004, a cidade era Colombus, em Ohio nos Estados Unidos, um dia que era para ficar marcado na memória de muitos fãs da banda Damageplan de uma forma positiva, acabou marcado por uma grande fatalidade. Aquela que era pra ser apenas mais uma noite de puro rock pesado, virou uma noite sangrenta, resultando inclusive na morte de um grande ídolo.
A vida do guitarrista Dimebag Darrell era desumanamente tirada. Darrell que antes de se juntar ao Damageplan, ficou famoso por ter feito parte da banda Pantera, que havia acabado no ano anterior devido a desentendimento dos integrantes em questão.
E por mais estúpido que isso possa soar, foi exatamente o fim do Pantera que motivou tal ato de atrocidade, ainda mais vindo de um "ser" que era fã declarado da banda. Enquanto a banda entrava no palco, o jovem Nathan Gale invadiu o palco e abriu fogo contra Dimebag, matando-o ali mesmo, e após isso se virou e começou a atirar contra a platéia, matando mais três pessoas. No geral, foram 15 pessoas feridas, tendo como desfecho a morte do próprio assassino por um policial que se encontrava no local.
Os motivos que fizeram Nathan cometer o crime não foram completamente esclarecidos, mas a teoria mais aceita é que tenha sido o fim do Pantera, que segundo o assassino, Darrell teria sido o principal pivô a dissolução do grupo. Segundo conhecidos, Nathan sofria de problemas mentais principalmente após ter servido no exército.
A morte de Dimebag Darrell foi um choque para o mundo do rock, tendo também uma grande repercussão ao redor do mundo. Seu enterro foi fechado a imprensa, mas isso não impediu que os fãs visitassem a sua casa no Texas e deixassem as suas homenagens.
No Brasil, infelizmente, a repercussão de sua morte foi feita de uma forma mais "amarga", isso se deve ao fato da TV Globo ter simplesmente marginalizado o estilo do Heavy Metal em uma matéria preconceituosa e completamente tendenciosa, isso seguido de comentários idiotas do "grande" Arnaldo Jabour que chamou os headbangers de "sujos e violentos" e disse que a música se tratava apenas de um barulho sem sentido que não dizia nada, enfim, caso queiram passar raiva, segue a matéria logo abaixo:

Diversos outros músicos prestaram as suas homenagens a Dimebag, a exemplo do guitarrista Zakk Wylde, que dedicou a música "In This River" ao seu grande amigo.

Outra homenagem famosa, é a da banda Avenged Sevenfold que escreveu a música "Betrayed", onde tentam retratar o que possivelmente teria passado na cabeça de Nathan Gale naquele momento:

Até a banda canadense Nickelback prestou a sua homenagem com a música "Side Of a Bullet", onde na mesma se ouve um solo de guitarra do próprio Darrell.

E assim 11 anos se passaram, e até hoje, aquela noite do dia 8 de outubro de 2004 nunca foi esquecida pelos headbangers de todo o mundo, a indignação com tal ato de atrocidade continua grande, e claro, a saudade do grande mestre nunca diminuirá.
R.I.P. Dimebag Darrel

Nenhum comentário:

Postar um comentário