"Star Trek - The Motion Picture", "Star Trek - Nova Geração", "Star Trek - Voyager", "Alien, "Poltergeist", "Gremlins, "A Profecia", "Rambo"... esses são apenas alguns dos grandes clássicos do cinema e da TV que possuíram a honra de contar com a trilha sonora de Jerry Goldsmith, um dos maiores mestres sonoros de trilhas de todos os tempos.
O músico ficou conhecido por criar temas para filmes e séries de diversos gêneros, se destacando na ficção-científica, terror e fantasia. Ao longo de sua carreira, Goldsmith sempre inovou seu estilo musical, adaptando-se à temática que era abordada no filme ou série para criar a trilha sonora; um grande exemplo disso, foi na década de 80, quando o músico deixou de criar composições mais acústicas para ingressar na era de novidades nos recursos tecnológicos na música, como o uso de sintetizadores e música eletrônica, que podemos escutar com bastante clareza em "Gremlins", de 1984.
Aprendiz do compostor Miklós Rozsa, que compôs a trilha do clássico Ben-Hur, Goldsmith iniciou sua carreira no cinema nos anos 60, tendo sua primeira indicação ao Oscar em 1963, pela trilha do filme "Freud". Ao todo, o músico recebeu 17 indicações ao prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, levando apenas uma, em 1977, pela brilhante trilha sonora de "A Profecia", clássico filme de terror de Richard Donner.
No episódio de trilhas sonoras de cinema de hoje, veremos um pouco da trajetória longa e próspera do músico que criou um dos temas mais conhecidos do universo Jornada Nas Estrelas, além de ter trabalhado em 5 filmes da franquia, e, em seguida, um "TOP 5" das suas trilhas mais marcantes no cinema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário