Olá Mestres e Mestras, nesta tarde de quarta-feira o #Toca-Fitas vai relembrar uma banda que fez muito sucesso nas décadas de 80' e 90' e hoje é pouco lembrada, quase esquecida por muitos, embora ainda esteja em atividade: A Ultraje a Rigor.
Quem não lembra da voz do Roger Moreira ? O vocalista também foi o idealizador do grupo, que inicialmente era composto por Leospa, Sílvio e Edgard Scandurra além de Roger. Começaram sendo uma banda especialista em fazer covers das bandas de Rock; mas esta fase só durou até 1984, quando decidiram, finalmente, criar conteúdo próprio.
No ano seguinte, lançaram seu primeiro e mais conhecido álbum de estúdio: "Nós Vamos Invadir Sua Praia", pela antiga WEA (Hoje corresponde à Warner Music). A banda pegou carona na fase áurea do Rock 'n Roll nacional, que finalmente havia pego impulso; os sucessos da época: "Rebelde em Casa", "Ciúme", "Inútil", "Marylou", além do single-tema do álbum, são lembrados com muito carinho até os dias atuais.
No começo de 1987, lançaram o segundo CD: "Sexo!!", que veio para somar ainda mais na trajetória da banda. O álbum trazia os memoráveis: "A Festa", "Prisioneiro", "Ponto de Ônibus", "Pelado", "Sexo" e "Eu Gosto de Mulher". Embalaram muitos festivais de Rock país afora e, somando os dois primeiros álbuns de estúdio do grupo, foram conquistados dois discos de platina. Um feito incomum em bandas "iniciantes" desse gênero.
Em 1989, lançaram o terceiro álbum: "Crescendo", que recebeu a certificação Ouro, ao contrário dos antecessores. Junto a ele, os singles: "Laços de Família", "Ricota","Filha da Puta","Maquininha" e "Volta Comigo" se destacavam por entre as 16 faixas, que pendiam já para o lado do Rock alternativo/punk; esse saldo muito positivo, selou a fase inicial - e a melhor - da banda, que se extenderia até a primeira metade da década seguinte.
Lançaram um álbum composto por covers , tal como fizeram nos primeiros anos de banda, com título bem sugestivo "Por que Ultraje a Rigor ?". Segundo o próprio Roger Moreira, era essa a ideia a ser passada para os fãs. Em 1992, lançaram a primeira coletânea de sucessos: "O Mundo Encantado do Ultraje a Rigor"; e em 1993, lançaram o álbum "Ó!", que trazia "Teimoso", "Ah se Eu Fosse Homem", "A Inveja é uma Merda" e um cover de "This Boy", música original dos Beatles. Esse CD simbolizou o fim da fase áurea do grupo.
Após várias dificuldades e impasses com a WEA, a banda entrou em um hiato que durou 5 anos. Nesse período, apenas compilações foram lançadas, sendo "Geração Pop" a mais conhecida dessa sequência. Em 1999, com Roger Moreira ao lado de novos colegas de banda, veio o álbum "18 anos sem tirar", gravado ao vivo em Curitiba ainda em 1996, e já sob o selo da Deckdisc. Simbolizou o recomeço.
Este ano, a banda lançou mais um álbum contido apenas por covers, o "Por que Ultraje a Rigor - Volume 2", que está disponível apenas em plataformas virtuais. Perguntado por vários fãs sobre o porquê de um álbum sem letras originais da banda em tempos de protestos (Momento oportuno para inspirar novas letras) , Roger respondeu: "Sempre fomos do contra", em tom de gargalhada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário