Um festival de confusões
Olá caros leitores, o nosso #TocaFitas de hoje rebobina para 16 anos atrás e vai relembrar um grande evento do passado, que tinha tudo pra ser memorável, só que não. O Woodstock 99' foi marcado mais por problemas, do que pela diversão dos fãs em si; o que veio a arranhar a imagem de que era "O festival da paz e do amor", ostentada por anos. Vamos listar então algumas das maiores tretas do festival, compreendido entre 22 a 25 de julho de 1999 :
1 - Água e sol escaldante :
Haviam aproximadamente 250.000 pessoas em Rome (NY). Apenas no local, havia o equivalente à terceira cidade mais populosa do estado de Nova York; e a água não era suficiente. Além do calor (Entre 30ºC e 37ºC) no concreto/asfalto sem árvores pra fazer sombra, e de garrafas custando cerca de US$ 4,00 (Hoje equivalente em torno de R$ 16,00), as fontes naturais não davam conta da demanda. Como consequência da revolta e frustração, várias foram depredadas, causando inundação e lama na pista.
2 - Estupros :
Foram relatados muitos casos de estupro ao longo do evento e após ele; principalmente durante a polêmica apresentação do Limp Bizkit, que desencadeou outros atos de violência. Cerca de 45 pessoas foram presas, mas apenas uma acusada de participar desses estupros.
3 - Limp Bizkit :
Um dos pontos de maior polêmica do festival. Embalados pelo som pesado da banda, porém revoltados e fora de si, o público iniciou uma grande quebradeira e pancadaria sem precedentes; gerando o caos. O vocalista Fred Durst ainda achou pouco e apimentou esse clima.
4 - Rage Against the Machine :
Outra banda que foi ousada demais (E trouxe péssimas consequências). Queimaram ao vivo no fim do show, a bandeira estadunidense, em ato de protesto dado seu ativismo contra o capitalismo imperial e selvagem. Apesar da plateia, em parte, ter gostado, não "Pegou bem".
5 - Offspring :
Foi durante a apresentação da épica faixa "The Kids aren't All Right", que se iniciou uma verdadeira "Guerra de lixo" entre a plateia. Mas o lixo foi tanto, que os encarregados da limpeza não conseguiam dar conta até o dia seguinte.
6 - Red Hot Chilli Peppers :
Como esquecer essa "Treta maligna" no último show do festival ? Começando pelo baixista Flea que subiu ao palco do jeito que veio ao mundo, exaltando a plateia. Perto do fim da apresentação, começou novamente o vandalismo. Assim como Fred Durst, Anthony Kiedis tocou a versão da música "Fire" (Original de Jimi Hendrix), fazendo o circo pegar fogo , literalmente !
Apesar das tretas, o festival teve seus vários momentos de calmaria, que intercalaram em parte os ânimos exacerbados do público, como as apresentações das bandas Parliament Funkadelic, Sheryl e Dave Matthews Band; onde tudo ocorreu em paz, distoando do restante do festival que teve um saldo bastante negativo.
Confira aqui alguns dos shows:
Nenhum comentário:
Postar um comentário