quarta-feira, 28 de outubro de 2015

#TocaFitas - Episódio I




Por Bruno Mário


 Boa tarde, caros leitores. Hoje é quarta-feira, e o Mestres Sonoros vislumbrou no presente dia, a criação desta nova seção, onde viajaremos no passado e recordaremos o que acontecia no mundo da música na época em questão e , claro, o fato que queremos dar destaque. E para começar, vamos voltar para um ano não muito distante : 2005 .

 Mas antes, vamos relembrar os grandes acontecimentos nacionais e internacionais daquele ano, nos mais variados aspectos:


·         O escândalo do Mensalão marcou a política brasileira.

·         Em Pernambuco, morte do ex-governador Miguel Arraes.

·         Mudança de presidente na câmara dos deputados.

·         Morte do Papa João Paulo IIº

·         George Bush toma posse pra seu segundo mandato como presidente americano.

·         A Gillette é vendida para o grupo P&G.

·         O videogame Xbox 360 é lançado.

·         O Youtube , maior site de compartilhamento de vídeos, é inaugurado.

·         Atentados terroristas em Londres.

·         “Harry Potter e o Cálice de Fogo” , “Wallace e Gromit : A batalha dos vegetais”, “Quarteto fantástico” , “Batman Begins”e “Dois Filhos de Francisco” são lançados nos cinemas.

·         Escândalo da “Máfia do apito”, na CBF .

·         A seleção brasileira é bicampeã da Copa das Confederações, na Alemanha.

·         Fernando Alonso, com a Renault, conquista seu primeiro título na Fórmula 1, quebrando uma hegemonia de cinco anos de Michael Schumacher e da Ferrari.

·         O São Paulo conquista o mundial de clubes da FIFA, no Japão.



E em meio a tudo isso, as rádios tocavam copiosamente:



  •   Bruno e Marrone – Choram as Rosas / Quer casar comigo

Mais ou menos no finalzinho do ano , assim como hoje , essas duas músicas começavam a se espalhar por diversas rádios no Brasil. Estavam inclusas no álbum “Meu presente é você”.

  •   Latino – Festa no Apê / Renata

Esses dois hits , sem dúvida, marcaram época no Brasil. Com o cantor no auge da sua carreira, o single “Festa no Apê” foi lançado ainda em 2004, pouco antes do ano começar; mas mesmo assim, foi moda durante o ano inteiro. “Renata” , demorou um pouco mais de tempo pra “Emplacar”, embora o álbum de lançamento fosse o mesmo, a mensagem subliminar que Latino deixa por trás desta última música é surpreendente.

  •   Skank – Vamos Fugir

Composição original de Gilberto Gil, lançada que fez muito sucesso na voz de Samuel Rosa, em conjunto com os demais integrantes. Esteve presente no álbum “Radiola”, lançado no ano anterior. A banda mineira também viva seus tempos de ouro nesse período.

  •   KLB – Um anjo

Audiência muito constante no segundo semestre de 2005, lançada no álbum “Obsessão”. Apesar do trio ter seu ápice no começo da carreira, essa música certamente está entre as mais queridas pelos fãs.

  •   Alcione – Meu ébano

Lançada no álbum “Uma nova paixão”, foi a bossa nova mais ouvida entre os meses de março e setembro.

  •   Pitty – Teto de Vidro / Semana que vem

Mesmo dois anos após o lançamento , no álbum “Admirável Chip Novo”, esses dois hits passaram um bom tempo fazendo sucesso . “Teto de Vidro” chegou a compor a trilha sonora da novela “Malhação”, da Globo em 2004.

  •   Ivete Sangalo – Abalou

Gravada no meio do ano , pegou no Brasil inteiro , sobretudo em Salvador, por muitos meses. E, claro, a Ivete “Abalou” geral no carnaval de 2006 com essa música.

  •   Chiclete com Banana – 100% Você

Foi lançada já no último trimestre do ano, tendo em vista o carnaval seguinte. Só veio a ganhar força em dezembro, justamente quando já se pensa no próximo feriado depois das festas natalinas.

  •   Ana Carolina – Nua

Lançada no ano anterior, mas ainda assim perdurou por muito tempo na boca do povo, até meados do inverno.

  •   Daniel – Os amantes

Também gravada em 2004, no álbum “Em qualquer lugar do mundo”, ela veio a estourar apenas no último trimestre do ano seguinte, teve muita audiência na época natalina, por incrível que pareça.

  •   Uma vez mais – Ivo Pessoa

Esse single compôs a trilha sonora da telenovela da Globo “Alma gêmea”, sucesso de audiência no horário das 18h. Essa era a música do principal casal da trama : Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis) .

  •   Floribella – Quando eu te vejo

Esse é o nome de uma telenovela que estava sendo exibida na época, tinha uma audiência razoável. Foi lançada no primeiro álbum da trilha sonora e cantada nas vozes de Juliana Silveira e Maria Carolina Ribeiro, principais atrizes do musical.

  •   Usher + Alicia Keys – My Boo

Essa estava entre as internacionais mais tocadas. E em alguns países, foi a música estrangeira mais popular. Um rap onde Alicia Keys fez uma ótima participação e que com certeza não saiu da cabeça de muitos.

  •   Boulevard of Broken Dreams – Green Day

Um grande sucesso do Green Day, contido no álbum “American Idiot”, lançado em 2004, que trouxe a banda de volta às cabeças do Rock Alternativo, depois de um período de ‘Esfriamento’. Na época, os integrantes ainda estavam na casa dos 30 anos de idade, e arrancavam muito suspiro do público teen feminino. O hit já estava entre os mais ouvidos desde seu lançamento, e em 2005 apenas repetiu a dose.

  •   She will be loved – Maroon 5

Essa música do grupo, na época com 11 anos de fundação oficiosa e 4 anos de atividades oficiais , teve grande audiência por muito tempo; em 2004/05/06/07 e até os primeiros meses de 2008. Um dos hits de maior sucesso da banda, tal como Payphone (2012/13/14), One More Night (2012/13/14) e Moves Like Jagger (2010/11/12) .

  •   Car Wash – Christina Aguilera + Missy Elliot

Quem não lembra desse dance clássico ? Quem assistiu o filme “O Espanta Tubarões” (2004), sabe muito bem qual é essa música, que foi febre em muitas baladas de 2004 a 2006.

  •   Get right – Jennifer Lopez

O álbum “Rebirth” , lançado em Março, trazia logo de cara esse hit que estourou por muitos meses nos E.U.A. , na época com 36 anos e hoje com 46, ela mudou pouca coisa tanto fisicamente como nas habilidades .

  •   Missing – Evanescence

Lançada no álbum “Anywhere but Home” , ainda em 2004, essa música do grupo, que na época completou 10 anos em atividade, foi marcada por possuir um ritmo calmo, sem aquela intensidade tradicional do Rock.


E o 'TocaFitas' de hoje fica por aqui. Até a próxima edição! Confira abaixo os links das músicas e sinta-se como quem voltou no tempo 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário