sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Recomendação da Semana #3: ESPECIAL HALLOWEEN

Por Renan Soares

                               
Olá crianças da noite, como vocês podem ver bem no título, o Recomendação da Semana de hoje vai ser um pouco diferente, aproveitando que amanhã é dia 31 de outubro, ou seja, será Halloween, o quadro de hoje será dedicado ao tema. Por isso, desta vez eu não recomendarei apenas uma banda, e sim algumas várias de um único estilo chamado Horror Punk.
Mas antes de tudo, o que é o Horror Punk? É simples, é uma derivação do punk rock, tem toda a sonoridade do punk, sendo que com um adicional, que é a temática de filmes de terror. Praticamente todas as bandas desse estilo adotam um visual a caráter filmes de terror antigos, por isso, não se assuste com as fotos dos mesmos, lembre-se, é só um visual mesmo (rs).
Enfim, chega de conversa fiada e vamos para as recomendações. Mostrarei aqui para vocês, 6 bandas do estilo.

1. Misfits

                                   
E claro, começaremos com os precursores do estilo, a banda americana Misfits, formado em 1983, eles foram a primeira banda punk a apresentar essa temática de filmes de terror. Para falar deles de uma forma mais resumida, vamos dividir a história da banda em três fases, são elas a primeira com o Glenn Danzig no vocal (1977-1983), com o Michale Graves no vocal (1995-2000) e por último, com o baixista Jerry Only assumindo os vocais (2000 - atualmente).
Com o Danzig, tivemos a fase clássica da banda, quando aos poucos eles apareciam no mercado da música, tocando sempre em locais simples e de pouca estrutura. Se você quiser realmente conhecer os primórdios da banda, eu super recomendo ouvir essa fase, e se quiser algumas indicações de CD's, lá vai: The Static Age e Walk Among Us, são os dois melhores na minha opinião.
Com o Graves, a banda passou pela sua fase de ouro, que depois de um longo tempo em hiato, os Misfits voltaram a ativa com uma nova formação, e sendo nessa época quando eles conseguiram mais reconhecimento mundialmente, chegando a tocar não em estruturas grandes, mas muito melhores do que eles costumavam tocar antes (rs). Com o Graves, só foram gravados dois discos, o American Psycho e o Famous Monster, que são dois ótimos álbuns, principalmente para você que curte uma pegada mais pesada.
E por último, temos a fase atual com o Jerry Only (único membro original remanescente), essa fase, sinceramente, para mim não vale muito a penas, tipo, apesar de ser um bom baixista, o Jerry não é lá um bom vocalista, apesar que não o crítico muito, porque ele que ainda mantêm o nome "Misfits" vivo, desde o fim da formação de 95 Jerry tem carregado a banda nas costas, mas de uma forma ou de outra, seria legal ele considerar a aposentadoria. Se você tiver curiosidade de ouvir essa fase do Misfits, a opção é ouvir o último álbum lançado pela banda, o The Devil's Rain, mas aviso logo, não é lá essas coisas.
Um pouco do Misfits para vocês:

2. Wednesday 13

                                  
Você pode achar por causa do nome que é uma banda, mas não, é apenas um cara (rs), apesar que ele próprio já tocou em algumas outras bandas do estilo, as mais famosas são a Muderdolls e a Frankstein Drag Queen from Planet 13 (eita nomezinho O.o). Eu particularmente nunca me dei o trabalho de ouvir nenhuma dessas bandas, apenas a carreira solo dele, e ainda assim não sou nenhum conhecedor assíduo, mas de qualquer forma, o que eu ouvi me agradou bastante.
Minhas recomendações são apenas os dois discos dele que me dei o trabalho de ouvir, o Transylvania 90210: Songs of Death, Dying, and the Dead; e o Fang Bang.
Ouçam um pouco:

                                   

                                   

                                    
3. Blitzkid

                                                   
Essa banda muito provavelmente vocês não conhecem, eles nunca tiveram uma popularidade lá muito grande. Quando conheci, eu considerava o Blitzkid como uma banda que tinha bastante futuro, mas infelizmente não foi o que ocorreu, já que eles encerraram suas atividades em 2012, e ainda mais depois de terem lançado um álbum bem fraco que foi o Apparational.
Enfim, apesar de terem sido uma banda com um "som de garagem", eles conseguiam botar bem a temática de filmes de terror em suas músicas, dando aquele clima bem tenso, principalmente em músicas como "The Howling" e "Dementia".
Os álbuns que eu recomendo deles são os Five Cellars Below, e o EP Terrifying Tales.
Confira um pouco:

                                    

                                  

                                 
4. Calabrese

                                    
(PS: Por favor, não seja o tipo de idiota que faz a piadinha "o nome parece calabresa, HUE HUE BR BR", sério, já ta batido)
O visual deles pode até ser menos "assustador" do que as das outras bandas que mostrei aqui, mas o que certamente não interfere no fato deles fazerem um som muito bom e bem intenso.
O Calabrese foi uma daquelas bandas em que passei a gostar pra caramba desde a primeira vez em que ouvi uma música deles, e eu gosto quando o som de uma banda me cativa dessa forma tão rápido, me faz ter a vontade de ouvi-los sem parar. E eu espero que faça o mesmo com vocês.
Apesar que, o curioso é o fato que apenas um CD deles me cativou dessa forma, que foi o The Traveling Vampire Show, não é que os outros sejam ruins, mas sei lá, simplesmente não consegui gostar deles da mesma forma que gostei do The Traveling Vampire Show. E claro, esse é o CD deles que eu recomendo, mas se quiser, confira os outros, podem não ter me cativado tanto, mas quem sabe não cativa você? (rs)
Confira um pouco do som deles:

                                 

                                  

                                  
5. The Other

                                     
Saindo um pouco dos Estados Unidos e indo para a Alemanha, temos a banda The Other, eles que começaram como uma banda cover dos Misfits. Eu lembro de já ter ouvido pelo menos uns três álbuns da banda (o grupo tem no total seis), mas apenas um me cativou bastante, o We Are Who We Eat, que na minha opinião tem uma das músicas de abertura mais sensacionais de todas, a "Passion For The Kill".
Outro ponto forte da banda é a voz do vocalista Rod Usher, que combinado com o seu sotaque alemão faz lembrar um pouco aqueles narradores de filme de terror. Também cheguei a ouvir outros discos como o They're Alive e o The Place to Bleed, mas nenhum deles me cativou tanto quanto o We Are Who We Eat, talvez eu não tenha ouvido os outros com mais atenção, mas o fato é isso, por isso esse é o álbum da banda que recomendo.
Confira um pouco do som deles:
                            
                            
                             

6. Bloodsucking Zombies from Outer Space (sim, o nome é complicado assim mesmo)
                               
Ainda na Alemanha, temos essa bela banda cujo o nome não irei digitar novamente por ser grande e cansativo demais, e o que mais chama a atenção nela é que, apesar de serem "Horror Punk" eles tocam na verdade com uma sonoridade igual ao rock psicodélico dos anos 50, utilizando inclusive aquele tipo de contra-baixo que mais lembra um violoncelo. Você pode não ser muito fã de músicas pesadas, mas se gostas do rock estilo dos anos 50, há uma probabilidade do som da banda lhe agradar. 
Eu particularmente já ouvi se não toda, pelo menos boa parte da discografia deles, e os discos que mais gostei (e que mais recomendo) são o Return of the Bloodsucking Zombies from Outer Space e o A Night at Grand Guignol, o segundo principalmente, na minha opinião é um álbum sensacional, apesar de ser um dos que eu menos vejo os fãs comentarem.
Confira um pouco da banda

                               

                                 

                                 

                                 
BÔNUS - Balzac
                                          
Só para finalizar a lista, temos direto do Japão a banda Balzac.
Essa banda em questão eu apenas ouvi um CD, que foi o Paranoid Dream of the Zodiac, álbum esse que na minha opinião vale muito a pena ser conferido, principalmente por aqueles que curtem J-rock, ah, acho que vale a pena mencionar também que o grupo já fez uma parceria com o Jerry Only (vocal/baixista do Misfits) né? (rs).
Confira as músicas:

                                  

                                 

                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário