segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A história de Tuhu

Por Pedro Morosini


Essa é a história do menino que adorava imitar os sons que ouvia, recebendo por isso o apelido de "Tuhu". Quis aprender música, mas que ficou cansado dos mesmos ritmos de sempre. Para não só descobrir, mas para também criar algo original. 

Um homem trabalhador e determinado, quase nunca visto sem seu fiel companheiro, o charuto, poucos tiveram um estilo tão versátil quanto o Mestre Heitor Villa Lobos.


A obra de Villa Lobos é caracterizada por seus inúmeros contrastes, e poucas semelhanças. Os dezessete quartetos de cordas, as doze sinfonias, os poemas sinfônicos, as nove "Bachianas Brasileiras", os catorze "Choros", os cinco concertos para piano e orquestra, os estudos para o violão, a ópera Yerma, a vasta produção pianística ( grande parte dedicada às crianças) e coral, tudo isso tem pouco em comum. O ritmo talvez seja seu fio estrutural; superposição de modos maiores e menores. Outra característica apresentada pelo uso original de instrumentos de percussão e de ritmos nacionais. Uma de suas séries mais características é o das Bachianas Brasileiras (1930 - 1944), em número de nove - particularmente popular a de número 5 para soprano e conjunto de violoncelos, e a de número 4 para piano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário