quinta-feira, 22 de outubro de 2015

O Padrinho da Trilha Sonora de Cinema

Por Lucas Rigaud

Giovanni Rota Rinaldi, o grandioso Nino Rota, nasceu em Milão, no dia 3 de dezembro de 1911, numa família de músicos, o que influenciou bastante na sua paixão pela arte.

Criança prodígio, começou a estudar música aos 8 anos e aos 11 compôs seu primeiro oratório, chamado "A Infância de São João Batista". Ainda na adolescência, escreveu diversas óperas. Ingressou no cinema na década de 40, durante o neorealismo italiano.

 Rota trabalhou com cineastas famosos como Luchino Visconti, Franco Zeffirelli, Francis Ford Coppolla e Frederico Fellini. Com este último, montou uma duradoura parceria. Fellini, certa vez, falou sobre o músico:

"O colaborador mais valioso de todos era Nino Rota. Entre nós estabeleceu-se uma integração total desde Abismo de Um Sonho. Nossa integração foi interessante: eu tinha decidido ser diretor, e Nino era uma premissa para que continuasse a sê-lo. Tinha uma imaginação geométrica, uma visão musical das esferas celestes, para quem não havia necessidade de ver as imagens de meus filmes."

 O conteúdo do vídeo sobre Nino Rota, porém, é focado no seu inesquecível trabalho nos dois primeiros filmes da icônica trilogia "O Poderoso Chefão". Afinal, quem nunca ouviu ou cantarolou o tema principal do filme ou o "love theme", que se tornaram ícones do cinema de máfia?

Confira o material:


Nenhum comentário:

Postar um comentário