segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Mestre do oboé



Por Pedro Morosini

Após dois nomes que estão no passado distante, recebi a sugestão de fazer sobre alguém que mesmo não ser de vários séculos atrás, ainda tem bastante história,  e ainda digo mais, bastante talentoso, e bastante famoso na área. O homenageado de hoje trata-se de Alex Klein, maestro e músico solista de oboé e até hoje o único músico brasileiro a conquistar um Prêmio “Grammy” na música clássica. Além de músico, Alex também atua como professor, ensinando do básico ao avançado em várias escolas ao redor do globo.


Alex começou seus estudos de música ao nove anos, e desde então só tem feito impressionar. Já fez concertos em diversas partes do mundo, nos mais renomados teatros, ao lado de famosos e talentosos grupos, como a Sinfonia de Chicago. Um dos mais premiados oboístas na história com este instrumento, foi o primeiro oboísta a receber o primeiro prêmio do Concurso Internacional de Execução Musical em Genebra, na Suíça, desde então só nomes, como o suíço Heinz Holliger tinham sido honrados durante os últimos 30 anos. Klein também recebeu o Primeiro Prêmio na Competição Internacional de Oboe, de F. Gillet and Nova Iorque, onde recebeu muitas honrarias acadêmicas. 


"Alex Klein, um jovem de somente 12 anos, é o responsável pela introdução da flauta-doce como um novo instrumento da Orquestra Juvenil. É porque ele a toca tão bem, com tanta proficiência técnica e sendo capaz de tocar notas quase impossíveis de se obter naquele pequeno instrumento. Vendo que aqui estava um verdadeiro talento, a mestrina do grupo decidiu convidá-lo a participar". - A Gazeta do Povo, Curitiba, 1977


Confira mais sobre Klein no mais novo episódio:




Nenhum comentário:

Postar um comentário