quarta-feira, 4 de novembro de 2015

#TocaFitas, Episódio 02

" Anos Dourados no universo artístico "
Por Bruno Mário



 Olá galera, hoje o #TocaFitas vai voltar a uma era de ouro no mundo da música: A década de 1980. Época em que muita gente quando relembra sente vontade de voltar no tempo.
 Apesar de o Brasil da época não estar vivendo bons tempos (Hiperinflação e Instabilidade política pós-regime militar), a década ficou marcada como “Excelente” não só na música, mas como em todo o universo das artes.
Enfim, vamos agora rever o que havia de bom na música nesses “Anos dourados”:
         
  •  Michael Jackson
  O “Rei do Pop” estava em pleno ápice da carreira. Estourou em 1982 com “Trillher” e continuou o sucesso com “Bad”, em 1987. Além destes, outras músicas de sucesso também foram gravadas como: “Smooth Criminal”, “Billie Jean” e “Beat It” , entre várias outras.
  •       Cazuza
  Sempre “Exagerado”, um dos roqueiros mais populares do Brasil na época conquistava os fãs com suas músicas que sempre traziam uma filosofia implícita e tratava de questões que compunham o dia-a-dia dos brasileiros. Outras músicas que fazem sucesso até hoje são:  Ideologia”, “Brasil” e, como não lembrar de “O tempo não para” ? Faleceu em 1990, vítima de complicações da AIDS.
  •       Raul Seixas
  Década de 80’ sem lembrar do ‘Maluco Beleza’ não é a mesma coisa. Sucesso desde os anos 70’, suas músicas de maior sucesso são : “Maluco Beleza”, “Tente outra vez”,”Gitã” e “Eu nasci há 10 mil anos atrás”. Morreu em 1989, paralelamente ao lançamento de “Panela do diabo”, devido a excedentes de bebida alcóolica, que resultaram em complicações do diabetes que possuía.
  • Iron Maiden
  O grande marco da banda de Heavy Metal britânica na época, foi “The Trooper”, em 1982. Contido no álbum “Piece Of Mind”, é bastante ouvido pelos fãs até hoje; além dele, o álbum “Powerslave” (1984) foi bastante badalado e trazia “2 minutes for midnight”, outro single de muito sucesso, que contém uma mensagem sublimiar que se aplica bem a coisas que viriam a ocorrer nos anos 2000’ e 2010’.
  •   Madonna
  A “Rainha do Pop” já chamava atenção no mundo inteiro nos primeiros anos da década; mas foi na metade dela, que Madonna conquistou sua “Coroa”, com “Like a Virgin”, tanto no single avulso como no álbum completo. Travou grande rivalidade com Michael Jackson na época, sendo superada pelo “Rei” (Em fãs, cifras e afins) ,no final da década.
  •   Sepultura
  Formada em 1984, a banda de Heavy Metal mineira rapidamente atingiu o sucesso, que perpetua até os dias atuais. Algumas músicas do grupo que marcaram época foram : “Beneath the Remais”, “Troops of Doom” e “Stronger Than Hate” ; entre outras, contidas nos álbuns “Morbid Visions” (1986) e “Beneath the Remains” (1989)
  •   Tim Maia
  O “Pai do Soul Brasileiro” fez muito sucesso na época, com o lançamento do álbum “O descobridor dos sete mares”, em 1983; e de outro que continha seu nome, em 1985, e trazia o hit “Do Leme ao Portal”. Os sucessos do cantor na década anterior também rendiam bastante até então.
  •   Roupa Nova
  A banda tinha acabado de iniciar os trabalhos, e desde então, “Sapato Velho”, “Canção de Verão”, “Clarear”, “Tímida” e “Chuva de Prata” ( Composição original de Gal Costa, regravada pelo grupo ), já vinham pra ficar na audição e na memória do povo brasileiro.
  •   Chitãozinho & Xororó
  A dupla sertaneja, que era a mais famosa do Brasil até a explosão de Zezé di Camargo & Luciano, vinha ganhando o país com o famoso “Fogão a Lenha”, além de “Fio de Cabelo”, “Colcha de Retalhos”, entre outros.
  •   Enya
  Com sua música "Clássico-Moderna", a cantora irlandesa, marcou época com o álbum “Watermark”, que trazia os clássicos “Orinoco Flow”, “River” e “Waterfall”, sendo estas que figuram entre as 500 músicas mais ouvidas da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário