segunda-feira, 7 de março de 2016

SAMBA e LEVEZA: Palavras-chave para Lenine descobrir o caminho da parceira com Chico Science



Lenine   e    Chico


Goreti, irmã do Chico, me procurou via um amigo em comum a Sonali e lógico que recebi, ela disse: Quero conversar com você e tal. E ela chegou na minha casa me mostrando uns rascunhos de um livro de manuscritos do Chico, com uma letra que ele tava começando a rabiscar, que ele falava, samba, ele verbalizou o samba: SAMBAR, mas ele falava de uma maneira diferente, ele usava uma conotação diferente e segundo Goreti, ele estava em um momento apaixonado. E ela chegou com uma proposta de fazer uma canção e eu relutei, conheço o Chico, sou um admirador profundo, não só do Chico, mas da Nação e de toda movimentação que está associada ao nome dele, ainda é leve a memória do primeiro impacto ao vê-los pela primeira vez no palco, foi arrebatador, ele com aquele jeitão, já era meio caranguejo, eu morava no Rio, eu tava muito mais atento ao que tava acontecendo ali, quando na passagem pela cidade eu vi, eu fiquei encantando, com o frescor da coisa, com o som de banda e aquela incorporação das baixas frequências do Maracatu. Isso tudo para falar que eu não tinha muita intimidade a ponto de ser um parceiro, quando a Goreti chegou eu fiquei... mas Goreti não era melhor outra pessoa, a Nação por que a Nação não faz, e ela dizendo: Não, a Nação tem uma coisa de um jeito coletivo ali, que talvez, não tem a ver com esse momento mais apaixonado do cara, era um momento mais particular, era um momento mais passional, enfim, eu fiquei com parte desse manuscritos, algumas folhas eu xeroquei, mas eu fiquei relutante: Mas como eu vou fazer? Como é?. Até que eu disse: Peraí o que foi que aconteceu? Primeiro foi na leveza, foi extremamente leve tudo...aí eu comecei:
“Foi na leveza
Só sentimento              
E me deu suas palavras como quem dava um pedaço...”


Goreti França(irmã de Chico Science)



Aí eu fui descrevendo realmente o que aconteceu, aí eu descobri o tom, aí eu disse: não, isso aqui é verdadeiro! Eu tô documentando de alguma maneira, esse encontro muito bacana, essa generosidade dela de me procurar e dizer assim: olha abrir uma coisa tão intima como aquilo, eu quis retribuir essa generosidade, mas até descobrir o tom, eu não me sentia capaz de fazer, por que compor pra mim tem a ver com aproximação, com troca de ideias, com descobrir junto, compor junto é quase como um casamento, você tem que ao fazer não ter escrúpulos ao ouvir do parceiro: Olha, isso aqui é muito ruim e não se tocar com isso e não se magoar com isso, isso é parceria e esse tipo de intimidade, eu nunca tive com Chico. Para ser bem honesto é uma música minha, do Chico e da Goreti. (risos)



Samba e leveza
(Chico Science/ Lenine) 

                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário