quarta-feira, 2 de março de 2016

Oscar 2016 - Melhor Canção Original

 

Retomando aos comentários do Oscar 2016 nas categorias musicais, vamos falar um pouco sobre o vencedor e os indicados na categoria de Melhor Canção Original.


“Writing’s On The Wall”, 007 Contra Spectre – Em 2012, a cantora e compositora britânica Adele nos presenteou com um dos melhores Bond Themes já feitos, “Skyfall”, justamente premiado no Oscar 2013, Grammy e em diversas outras premiações. Ano passado, o nada empolgante “007 Contra Spectre” nos mostrou uma canção tema igualmente pouco memorável, não pela temática, tampouco pela letra, mas pelo ritmo extremamente lento e pouco instigante, que nos daria vontade de trocar o filme para qualquer outro se não fosse a mirabolante sequência de abertura apresentada durante a música, no início do filme. Outro grande problema de “Writing’s On The Wall” é a mudança repentina de timbre do jovem músico britânico Sam Smith (que é um ótimo artista, por sinal), que afina a voz de maneira quase grotesca no refrão da música. A canção está longe de ser considerada um Bond Theme digno; na verdade, nada na música nos faz lembrar 007, nem mesmo sua parte instruimental.  “Writing’s On The Wall”, porém, conquistou os ouvidos da Academia e levou a estatueta de Melhor Canção Original, mesmo que injustamente.




“Earned It”, Cinquenta Tons de Cinza – Sim! O filme mais “premiado” no Framboesa de Ouro 2016 também estava no Oscar, e ninguém sabe ainda o motivo. A canção “Earned It”, interpretada pelo músico The Weeknd, não é ruim, muito pelo contrário. Mas, não está a altura de ser digna a uma indicação ao Oscar. A performance de The Weeknd na cerimônia, porém, foi perfeitamente bem elaborada.




"Simple song #3", Juventude – A, nem um pouco simples, como diz o título, porém belíssima, canção do filme “Juventude” é interpretada pela soprano sul coreana Sumi Jo e mistura os estilos clássico, neoclássico e ópera, ganhando também uma indicação no Globo de Ouro. O filme de nacionalidade italiana conta a história de dois velhos amigos (Michael Caine e Harvey Keitel) que se hospedam em um luxuoso hotel e recordam de antigas paixões e experiências vividas.



“Manta Ray”, Racing Extinction – Interpretada e composta por J. Ralph, a canção do longa-metragem documentário “Racing Extinction” possui uma bela letra a respeito da importância e preservação do meio ambiente, porém seu ritmo lento e pouco instigante torna a música monótona demais para ter sido selecionada aos indicados de Melhor Canção Original. O documentário, dirigido por Louie Psihoyos, mostra depoimentos de cientistas, ativistas ambientais e jornalistas a respeito da extinção em massa do Holoceno.





“Till It Happens To You”, The Hunting Ground – Sem sombra de dúvidas, a mehor canção indicada a categoria, que fora injustamente (o Oscar sempre tem que cometer atrocidades imperdoáveis com quem realmente merece o prêmio) derrotada pela canção aguada de Sam Smith. “Till It Happens To You” não só possuiu uma triste, porém brilhante, letra a respeito do trauma e do medo constante de violência sexual, mas uma performance inesquecível da estrela do pop Lady Gaga, principalmente na sua apresentação na cerimônia de domingo, onde a artista deu um verdadeiro show, apesar de se tratar de um tema tão complicado e polêmico. Só a apresentação de Gaga, que se encaixou perfeitamente a temática da música e do documentário “The Hunting Ground”, teria sido realmente digna de levar o Oscar de Melhor Canção Original para casa, naquela noite. 


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