Olá pessoal, como todos devem saber, hoje é dia 8 de março, dia internacional da mulher, e claro, nós do Mestres Sonoros não podemos deixar esse dia passar em branco sem falar das grandes mestras da música, nesse em caso em específico, as que fazem parte do rock.
Por isso, listarei para vocês as 10 mulheres mais importantes do rock, aquelas que além de serem bastantes talentosas, também marcaram através de suas atitudes.
Começando:
10- Pitty
Para começar, temos a Pitty, cantora essa que tenho certeza que marcou a infância/adolescência de muitos de vocês, mas claro, não é apenas por isso que ela está. Como todos sabem, ela é da Bahia, estado que é conhecido por sempre revelar bandas de axé, mas a Pitty conseguiu ir a contra-ponto disso mostrando que esse não é o único estilo que existe por lá.
E além de tudo, se tem alguém no Brasil que está sempre lutando pelos direitos das mulheres é ela, a cantora diversas vezes deu declarações em entrevistas levantando a bandeira do feminismo, sendo assim uma das principais representantes do movimento na música brasileira.
9- Courtney Love
Apesar das inúmeras polêmicas que passou ao longo da carreira, é inegável que a Courtney Love tem uma grande importância na história do rock mundial, principalmente porque a sua banda, o Hole, surgiu junto ao movimento grunge na década de 90, sendo um dos grupos mais importantes da época.
E sua notoriedade aumentou ainda mais após casar com Kurt Cobain, o conhecido vocalista do Nirvana, com quem teve uma filha. E foi durante seu casamento com Kurt que os fãs do Nirvana passaram a odiá-la, principalmente por conta do atrito que tinha com os outros dois integrantes (Kris Novoselic e Dave Grohl), tendo muitos inclusive, dito que na verdade teria sido ela quem matou Cobain e que o mesmo não teria se suicidado.
Vale lembrar que Courtney é atriz e já estrelou em vários filmes como "Sid e Nancy - O Amor que Mata" e "Encurralada".
8- Rita Lee
Voltando mais uma vez ao Brasil, temos a grande Rita Lee, e saibam, se hoje ela é considerada a rainha do rock brasileiro não é a toa. Ela foi integrante da banda "Os Mutantes", considerado por muitos a maior banda da música brasileira, sendo inclusive os pioneiros do rock no Brasil.
E mesmo após deixar a banda, ela continuou se reinventando fosse em outras bandas em sua carreira solo ainda fazendo sucesso por todo o Brasil, se tornando uma das mulheres mais influentes do país e sendo uma referência a todos aqueles que queriam tocar guitarra nos anos 70.
7- Shirley Manson
Saindo de uma ruiva para outra, temos agora a Shirley Manson, vocalista da banda "Garbage", banda que ganhou maior notoriedade também nos anos 90.
Shirley tornou-se um dos principais ícones do rock naquela década por conta do seu talento, bela voz, carisma e atitude de palco, mas claro, não há como negar que sua beleza também é uma das principais coisas que chamam a atenção, tendo inclusive sido eleita a 60ª artista mais sensual no canal VH1.
6- Doro Pesch
Falando finalmente de uma cantora de Heavy Metal, temos a grande vocalista alemã Doro Pesch, ela que é uma das poucas cantoras de Metal que surgiu nos anos 80, um estilo que até hoje tem uma grande predominância do público masculino.
Ela iniciou a carreira como vocalista da banda Warlock, onde após várias mudanças de formação (tendo permanecido apenas ela) o nome foi alterado apenas para "Doro", iniciando assim a carreira solo da "rainha do metal".
5- Heart
Estou citando o nome da banda "Heart", mas claro, me refiro mais as irmãs Ann e Nancy Wilson, fundadoras da banda,
O grupo estourou nos anos 70 com a conhecida música "Barracuda", fazendo sucesso desde então. Lembrando que naquela época ver mulheres tocando em uma banda de rock não era uma coisa normal, isso sem falar que era mal-visto por muitos.
O grupo já mudou de formação várias vezes, tendo se mantido apenas as irmãs Wilson do princípio até os dias de hoje.
O Heart vendeu mais de 35 milhões de discos e foi eleita em 57º lugar na lista dos 100 Maiores Artistas de Hard Rock, eleito pelo canal VH1.
4- Patti Smith
Um dos maiores nomes do punk rock, Patti Smith ficou famosa após o lançamento do seu álbum "Horses" em 1975. Em sua carreira, Patti trouxe ao punk um lado feminista e intelectual, recebendo assim, o apelido de "poetisa do punk" e sendo também uma das mulheres mais influentes do rock.
3- Tarja Turunen
Voltando ao metal, temos ela que é uma das maiores referências do estilo atualmente, a cantora finlandesa Tarja Turunen, que ficou conhecida por ter sido vocalista da banda Nightwish, grupo que fez parte até 2005. Mas, seja no Nightwish ou em sua carreira solo, quando o assunto é técnica, a Tarja é uma das principais referências no metal por conta de seu timbre de voz lírico que faria qualquer cantora de ópera morrer de inveja. Seu prestígio é tão grande (principalmente na Finlândia) que atualmente, ela é uma das juradas do "The Voice Finland".
2- The Runaways
Nesse caso não tinha como citar apenas um nome, isso porque as cinco integrantes do The Runaways foram responsáveis por formarem a primeira banda de rock da história formada apenas por mulheres, o que era uma grande novidade naquela época, onde as pessoas viam com maus olhos garotas que tocavam guitarras elétricas.
O grupo surgiu em 1976 com o sucesso da canção "Cherry Bomb", tendo lançado quatro álbuns entre 1976 e 1978. Mas infelizmente, o sucesso durou pouco, isso porque após vários desentendimentos internos, a banda encerrou suas atividades em 1979.
Após o fim da The Runaways, cada integrante seguiu seu caminho, algumas tentaram outros projetos, outras seguiram carreira solo e outras seguiram carreira fora da música (como a vocalista Cherie Currie, que virou atriz). As únicas que conseguiram fazer sucesso após o fim da banda foram Joan Jett e Lita Ford.
Em 2010, foi lançado o filme sobre a banda chamado "The Runaways - As Garotas do Rock" que foi estrelado por Kristen Stewart e Dakota Fanning.
1- Janis Joplin
Claro que ela não poderia ficar de fora dessa lista, Janis Joplin simplesmente marcou a história do rock não apenas nos anos 60, mas também até hoje, sendo considerada a maior cantora de sua geração. Um grande ícone do rock psicodélico, que infelizmente nos deixou cedo aos 27 anos por conta de uma overdose de heroína.
Ela lançou apenas 4 álbuns, dois pelo "Big Brother and the Holding Company", um pelo "Kozmic Blues Band" e um pelo "Full Tilt Boogie Band", sendo esse último, póstumo.
E vocês, o que acham? Concordam comigo? Acham que esqueci de mencionar alguém? Falem ai nos comentários =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário