terça-feira, 26 de janeiro de 2016

TRETAS SONORAS: Tarja Turunen x Tuomas Holopainen

Por Renan Soares

                                   

Olá pessoal, chegou a hora que todos esperavam, a hora do "Tretas Sonoras", falando agora da treta que mexeu com o mundo do metal em meados de 2006 (e que mexe até hoje), que é a briga que acabou resultando na saída do vocalista Tarja Turunen da banda Nightwish.
Bom, como muitos devem saber (ou não), Tuomas e Tarja eram grandes amigos de juventude, tanto que quando Holopainen criou o Nightwish, ele que convidou a cantora para que também fizesse parte da banda.
Caso queiram saber da história da banda com mais detalhes, eis aqui o nosso vídeo sobre:

Bom, após anos de harmonia entre os dois, chega 2004 e as brigas na banda começam, não só entre eles dois, mas também com o resto dos integrantes. Até que após o fim da turnê do álbum "Once" (após a gravação do DVD "End Of An Era"), surge a notícia de que Tarja estava demitida do Nightwish, a demissão foi anunciada através de uma carta aberto do Tuomas (e assinada pelo resto dos integrantes) para os fãs, ressaltando todos os fatores para tal decisão.
Dando um resumo rápido, na carta, Tuomas dizia que o motivo da demissão de Tarja era o fato dela supostamente querer sempre ganhar mais em cima dos shows e também por conta do fato que, segundo ele, ela teria se afastado do resto do grupo, e responsabilizava Marcelo Cabuli (seu marido e empresário) por isso.
Chocada com a forma com que tudo isso ocorreu, Tarja escreveu uma carta em seu site oficial se posicionando em relação a isso tudo, e resumindo rapidamente mais uma vez, ela negou as "acusações" de que estaria sempre pedindo mais dinheiro pelos shows, ficou bastante magoada pelo fato de Tuomas e o resto da banda terem publicado a carta e repudiou o envolvimento do seu marido nessa situação, alegando que isso "passou dos limites". 
Mais tarde, em junho de 2006, Tarja e Cabuli escolheram algumas perguntas dos fãs para responderem, e claro, entre elas tinha o porquê do Tuomas ter demitido Tarja, onde os dois alegaram que o músico teria feito isso porque tinha uma paixão pela cantora que ela nunca correspondeu.
Essas foram as palavras de Cabuli ao falar sobre o assunto:
"Em outubro de 2004, precisei chamar o Tuomas para vir falar comigo e com a Tarja em nosso quarto de hotel, no meio da turnê. Ele já a conhecia muito antes de mim, mas nunca conseguiu seus objetivos. Nesse encontro, eu fui bem claro e disse que ele não tinha mais nenhuma chance com a Tarja, que ele deveria parar de tentar abordá-la, pois eu havia casado com ela", informou a parte da nota assinada pelo marido da cantora. "Como sempre, ele não falou muito, mas disse que ninguém iria ser capaz de acabar com o amor que ele sentia pela Tarja. Depois desse infeliz encontro, tudo mudou. Então, o cara que dizia nas entrevistas que sem a Tarja o Nightwish não existiria, passou a dizer que o Nightwish era dele, que as músicas eram dele, que as letras eram dele. Para quem tiver dúvidas, basta ler as entrevistas que ele concedeu antes e depois de outubro de 2004."
E você acha que acabou por ai? Nops.
 A briga ganhou um novo ar após o Nightwish lançar em 2007, o disco "Dark Passion Play" (já com a Anette Olzon no vocal), onde entre as músicas, havia a intitulada "Bye Bye Beautiful", que foi composta pelo Tuomas. A música certamente era direcionada para a Tarja, onde segundo ele, a intenção não era demonstrar ódio, e sim, lidar com o ocorrido. Ouça ela logo abaixo:

Além de "Bye Bye Beautiful", o disco também contêm a faixa "Master Passion Greed", que é dedicada diretamente para o Marcelo Cabuli, onde nela, Tuomas diz que expressou toda a sua raiva, tanto que é a música mais pesada no álbum.
Segundo o tecladista, a banda nunca tocará essa música ao vivo, pois ele não se sentiria a vontade. Ouça ela logo abaixo:

Como a Anette não tinha envolvimento nenhum com o assunto, a primeira música ela canta apenas algumas partes, e a segunda é cantada completamente pelo baixista Marco Hietala.
E por parte da Tarja, há quem diga que as músicas "I Walk Alone" e "Dark Star" (dos seus CDs solos, My Winter Storm e What Lies Beneath, respectivamente) são composições da cantora para o Tuomas, coisa que ela nunca confirmou.
Ouçam e tirem seus conclusões:

Nenhum comentário:

Postar um comentário