Olá Mestres e Mestras, hoje vamos relembrar a história e os anos gloriosos vividos por Luís José Costa (Leandro) e Emivaldo Eterno Costa (Leonardo), uma dupla sertaneja de excelente aceitação, que durou 15 anos e acompanhou uma fase de crescimento do gênero musical.
Irmãos, nascidos em Goianópolis-GO, os dois trabalhavam duro na roça; porém Leandro percebeu cedo sua vocação para a música. A partir de então ele dividia o tempo entre o trabalho e a banda "Dominante", onde ele debutou no universo musical; o grupo cantava, por exemplo, covers dos Beatles e de Roberto Carlos pela região adentro. Depois de algum tempo chamando alguma atenção, Leandro desistiu da banda e voltou pra roça; nesse intervalo, Leonardo era visto pelos familiares cantarolando enquanto trabalhava, como forma de distração; após várias observações de Leandro sobre o irmão, ele o convenceu a fazer alguns ensaios juntos, que mais tarde se tornaria a parceria artística.
Já amadurecidos, eles viajaram para Goiânia para tentar a sorte; foram se estabelecendo e também se aprimorando. Até que um belo dia, um colega de trabalho de Leonardo teve dois filhos que carregavam o que mais tarde seriam os nomes artísticos deles. Um tio deles os acompanhou na capital, ajudando a conseguir apresentações para render algum recurso extra para a manutenção deles e torná-los conhecidos, o que demorou um pouco para acontecer. Finalmente, na metade dos anos 80' , eles conseguiram um vínculo e já despertavam a atenção da mídia. Receberam vários convites de gravadoras locais e das emissoras de TV. Embora a primeira aparição televisionada da dupla não deu muito certo, devido ao nervosismo e à ansiedade de ambos, eles não desistiram e o potencial dos dois já cruzava as delimitações Goianas, sendo bem falados nos estados vizinhos, inclusive no Distrito Federal.
Enfim, em 1984 lançaram o "Volume 1", lembrado eternamente pela faixa "Hoje eu acordei chorando" investindo recursos próprios e contribuições de parceiros e amigos. Saíram pelas ruas vendendo seu trabalho, o que gerou um retorno razoável e, com isto, partiram rumo a São Paulo, para expandir seus horizontes ainda mais, a caminho das grandes gravadoras. Vivendo uma aventura, mas com a determinação de se tornarem grandes cantores, lançaram os Volumes 2 e 3; e nesse período despertavam a atenção por lá com os singles "Contradições" e "Entre Tapas e Beijos". Mas foi a partir de "Pense em mim", no 4º volume, que a dupla fincou seu nome no mercado, sendo um sucesso extremo.
Já nos anos 90', o sucesso continuou, impulsionado pelo crescimento da música sertaneja, dividindo os holofotes com Zezé Di Camargo e Luciano, que debutaram nesta época já de forma avassaladora e também com os "Pais" do sertanejo : Chitãozinho e Xororó. Em 1995, se juntaram a essas duas duplas e gravaram o programa "Amigos", da Rede Globo, que obteve grande audiência e teve a exibição prolongada; além da emissora disponibilizar 4 álbuns com as faixas do programa.
Porém, em 1998, pouco antes de lançar o álbum "Um sonhador", Leandro infelizmente veio a falecer, após anos de luta contra um "Tumor de Askin", localizado no pulmão. Em homenagem a ele, uma multidão de fãs se reuniu em frente ao hospital onde estava; os fãs também compareceram em peso durante o velório, realizado em São Paulo e no sepultamento, realizado em Goiânia. A música sertaneja havia sofrido um grande baque.
Após a perda, o álbum "Um Sonhador" foi lançado como póstumo (a Leandro) e atingiu a certificação diamante, vendendo 2,5 milhões de cópias em todo o Brasil. Em seguida, Leonardo decidiu seguir carreira solo, pendendo mais para a subvertente romântica do gênero, onde se consagrou e ainda faz bastante sucesso. Vida eterna ao Leandro e muito sucesso ao Leonardo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário