quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Por trás da capa - Parte I




Por: Lucas Rigaud

 O "Por trás da capa" é um novo quadro do Mestres Sonoros, que fará parte do conteúdo do blog todas as quintas-feiras, onde será mostrada a história de grandes álbuns da música, dos mais clássicos aos recentes, até pelo fato de a verdadeira música boa não ter idade e sim qualidade.

 Para dar início ao novo quadro, falaremos do primeiro álbum lançado pelos Beatles, "Please Please Me". Considerado por muitos um clássico, e, por outros, uma grande jogada comercial, não se pode negar que o disco foi um dos "ponta-pés" iniciais para o surgimento da famosa Beatlemania, gerando assim o tão merecido reconhecimento dos garotos de Liverpool.

Confira a história por trás da capa de Please Please Me:



Em 1962, os Beatles, já com a formação original tão conhecida (a princípio, a banda era formada por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Stu Sutcliffe e Pete Best), gravaram 4 primeiras canções que fizeram parte de dois singles: "Love Me Do"/"P.S. I Love You" e "Please Please Me/"Ask Me Why".

 A primeira música, "Love Me Do", porém, não teve a participação de Ringo Starr na bateria, mas Andy White assumiu o trabalho. A ideia da banda era de lançar um álbum para reunir as 4 canções e gravar mais 10, pois naquela época um disco possuía 7 faixas de cada lado. Então, no dia 11 de fevereiro de 1963, John Lennon, Paul McCartney, George Harison e Ringo Starr, ao lado do produtor musical George Martin, deram início ao desenvolvimento do projeto na Abbey Road Studios, em Londres.

 Incrivelmente, a gravação de Please Please Me durou apenas 585 minutos, ou seja, menos de 10 horas. Com apenas três sessões, cada uma com mais ou menos 3 horas de duração, os Beatles realizaram uma autêntica apresentação da banda no Cavern Club (bar de rock em Liverpool onde tudo começou). O único dia de gravação terminou com a canção cover "Twist and Shout". A canção "Hold Me Tight", presente no álbum With The Beatles, foi gravada durante a sessão, mas não foi usada em Please Please Me que já estava completo.

   Das 14 músicas presentes no álbum, 8 foram escritas e creditadas à dupla Lennon-McCartney: "Love Me Do" (oficialmente, a primeira canção gravada pelos Beatles), "P.S. I Love You", "Please Please Me", "Ask Me Why", "I Saw Her Standing There", "Do You Want To Know A Secret?" (escrita por Lennon e cantada por Harrison), "Misery" e "There's A Place". As outras seis canções do álbum são covers escolhidos por George Martin e regravados pela banda. "Baby It's You" e "Boys" (cantada por Ringo) são do grupo vocal feminino The Shirelles; "Anna (Go To Him)" é do cantor Arthur Alexander; "Chains", composta por Gerry Goffin e Carole King e cantada por George Harrison; "A Taste of Honey", de Bobby Scott e Ric Marlow e a mais conhecida do álbum, "Twist and Shout",  de Phil Medley e Bert Russell.

   Please Please Me  foi primeiramente lançado no Reino Unido em áudio mono, em 22 de março de 1963, e estéreo em 26 de abril. O disco foi lançado pela gravadora Parlophone e logo fez sucesso entre o público, tornando-se bastante popular. Dois meses após seu lançamento, o álbum chegou ao primeiro lugar da UK Top Chart e manteve-se no topo por nove meses até ser barrado pelo segundo disco dos garotos de Liverpool. O álbum só foi lançado nos EUA em 1964, quando os Beatles tornaram-se fenômeno mundial devido a primeira aprsentação na América no Ed Sullivan Show.

   As canções de Please Please Me tem como temas o amor entre jovens, sentimentos amorosos e a juventude britânica nos anos 60, sem letras com reflexões filosóficas ou citações inteligentes presentes nos a partir de Rubber Soul (1965). Na época, porém, a qualidade das letras das canções não muito importava para o público alvo, mas o ótimo ritmo, o agito e a vontade de dançar ocasionada pelos solos de guitarra e bateria era o que mais importava, o que contribuiu para o surgimento de uma futura febre chamada Beatlemania que existe até nos dias de hoje e continua forte.

   Please Please Me, além de ser o primeiro álbum gravado e lançado pelo quarteto mais famoso da história do rock, é um clássico disco que deve ser escutado por todos aqueles que apreciam a boa música e entendem o valor da obra. Apesar de ter sido um trabalho simples, o álbum foi uma das principais contribuições para levar os Beatles ao extremo sucesso e, assim, tornar a banda uma das mais importantes e influentes do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário