sábado, 6 de fevereiro de 2016

Carnaval no Mestres: Músicas que marcaram nossos carnavais










GALO EU TE AMO 
(Almir Rouche)

Representa o amor do próprio Almir, e de todos os pernambucanos com o maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada. De fato, ninguém “sabe viver” sem o Galo.







BOM DEMAIS
(J. Michiles)

Esta pra mim, é a música mais importante do carnaval de Pernambuco. Para todo e qualquer bloco do Recife e RMR é imprescindível; é mais uma faixa que representa o sentimento de muitos quanto ao frevo.






TOMADA
(Roberto Kuelho )

 Apesar de vulgar, esta música foi moda nos carnavais da última década. Esteve presente nos blocos de todo o Brasil, quebrava aquele clima de exclusividade das músicas de determinados estados, sem perder muito a harmonia.







REBELDIA RECIFENSE
(Ed Siqueira / Marcelo Tenório)

O primeiro frevo que compus. Marca minha vida sempre quando fico longe de Recife (principalmente na época do carnaval que viajo), nostalgia pura. 







VOLTEI RECIFE 
(Luís Bandeira)

Música tem a cara do maior bloco do planeta (Galo da Madrugada) me remeta aquela multidão.








AQUARELA BRASILEIRA
(Silas de Oliveira)


Um canto sobre o Brasil, além de me remeter as escolas de samba do RJ.Acho um samba maravilhoso e com uma letra sem igual.








MADEIRA DO ROSARINHO
(Capiba)


O que é Carnaval em Pernambuco sem o hino “Madeira de Lei Que Cupim Não Rói”, que também é conhecida apenas como “Madeira do Rosarinho”? A canção, descrita pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna como uma de suas favoritas, foi escrita pelo mestre Capiba, em 1963, e é originalmente cantada por Claudionor Germano. O músico Alceu Valença também decidiu defender a nossa tradição, fazendo uma versão mais lenta, porém, memorável, da música.







RECIFE, MINHA CIDADE
(Reginaldo Rossi)

Apesar de não ser exatamente considerada uma canção de carnaval, a música “Recife, Minha Cidade”, do eterno Rei Reginaldo Rossi, possui diversas características que se remetem à festa, como: sua parte instrumental que se assemelha ao frevo, com o uso de instrumentos musicais de sopro; a apaixonada descrição da capital de Pernambuco, sem falar da exaltação ao carnaval de Olinda, considerado por Rossi como “O melhor do mundo e sensacional!”.







TEMA CARNAVAL TV JORNAL
(George Luiz)

E quem diria que a vinheta de uma emissora de televisão se tornaria um dos mais marcantes hits carnavalescos de Pernambuco? A campanha de 1990 da TV Jornal para a festa mais esperada do ano contou com uma simples e animada canção realizada pelo músico George Luiz, para tocar durante a cobertura jornalística do carnaval daquele ano. 26 anos se passaram e a música ainda é usada pela TV Jornal, além de ser extremamente conhecida entre os foliões. Afinal, “o melhor carnaval tá na TV Jornal!”.
















MARACATU ATÔMICO
(Jorge Mautner / Nelson Jacobina)


Por retratar do maracatu que é um estilo tradicional de PE, também por Chico Science ser um grande ícone da cultura pernambucana e porque todo ano tem Nação Zumbi no carnaval.








VAI PASSAR
(Chico Buarque / Francis Hime)

Além de ser um dos únicos sambas que gosto de ouvir, também é uma música que ressalta bastante o samba tradicional.









RODA E AVISA
(J. Michiles / Edson Rodrigues)

Além de ser uma música que ouvi muito na minha infância, vale ressaltar também a importância de Alceu na cultura pernambucana.













2016@mestressonoros



Nenhum comentário:

Postar um comentário