segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

A História Por Trás da Canção: Titãs - Igreja

Por Renan Soares

                                       

Olá todos, este é mais um "A História Por Trás Da Canção", que mais uma vez falará de uma música que compõe o cenário do rock nacional. Dessa vez, se trata da polêmica "Igreja", da banda Titãs.
A música é a terceira faixa do antológico disco "Cabeça Dinossauro", lançado em 1987, álbum esse que é um dos mais notáveis dos Titãs até hoje. A banda na época passava aquele imagem de jovens rebeldes e revolucionários, tanto que como todo mundo sabe, todas as letras da músicas do "Cabeça Dinossauro" tem um teor de protesto e bastante politizado, o que se tornou a marca registrada do grupo pelo menos naquela época.
Mas se tem uma faixa que chama bastante atenção no disco é a "Igreja", isso porque sua letra é uma forte crítica a religião, mas em específico a Igreja Católica, o que causou polêmica principalmente naquela época, quando a igreja era uma influência na vida de várias pessoas. Mas mesmo assim, a música foi um sucesso, tendo inclusive, a banda a tocado em um programa da Rede Globo ao lado de Caetano Veloso.
A canção foi composta pelo baixista Nando Reis, e também era sempre cantada por ele (pelo menos até quando ele deixou a banda em 2002). Nando é ateu declarado.
A música causou polêmica não apenas para o público, mas também dentro da própria banda, isso porque Arnaldo Antunes (um dos vocalistas na época), que é cristão, não concordava com o teor da música justamente por ferir a sua religião, tanto que ele não aparece no clipe da música que foi gravado pelo restante da banda, e sempre que a canção era executada ao vivo, Arnaldo deixava o palco silenciosamente em forma de protesto, retornando após o fim da mesma.
Lembrando que Arnaldo Antunes deixou a banda em 1992.
Confiram a música:

Um comentário:

  1. Neste vídeo o Arnaldo Antunes aparece cantando a canção ainda que discretamente.
    https://www.youtube.com/watch?v=ppQUPskpcvs

    ResponderExcluir