terça-feira, 19 de abril de 2016

TRETAS SONORAS: Artistas x Fãs com celulares

Por Renan Soares

                                     

Olá pessoal, depois de um tempinho parado, o quadro "Tretas Sonoras" está de volta, e dessa vez falarei não apenas de uma treta específica entre dois artistas (ou mais), e sim de um caso generalizado que ocorre bastante entre os músicos e alguns fãs, casos que vem se repetindo um tanto que constantemente.
Bom, como todos sabem, vivemos a era da tecnologia, onde a coisa mais comum do mundo é uma pessoas estar carregando seu smartphone para todos os locais consigo e registrando basicamente tudo da sua vida pessoal. Isso sem falar que hoje se há uma grande necessidade das pessoas estarem praticamente 24 horas por dia conectada em suas redes sociais.
E claro, essas atitudes normalmente causam divergência entre as pessoas no dia a dia por conta de questões de prioridades, você por exemplo deve se incomodar bastante quando estar conversando com uma pessoa e a mesma se encontra praticamente com os olhos grudados na tela do celular, eu particularmente me incomodo muito com isso. E certamente, com os músicos essa sensação não pe diferente.
Vez ou outra você pode encontrar notícias por aí de músicos que chamaram a atenção de fãs no meio da apresentação por causa do mesmo ficar praticamente o show todo fazendo alguma coisa no celular, ou então, entrevistas onde os mesmos reclamaram de alguns que cometem essa atitude.
E agora darei alguns exemplos para vocês.
Começando por um músico que aparece bastante na mídia criticando essa geração que se prende as novas tecnologias, cantor esse que inclusive citei no  Recomendação da Semana 26. Claro, que estou falando do vocalista do Slipknot e Stone Sour, o Corey Taylor. Ele que inclusive fez uma música pelo Stone Sour criticando isso.

Em relação a isso, Corey faz questão de ser o mais desagradável possível com essas pessoas, tanto que em diversas declarações, o músico disse que faz questão de esvaziar uma garrafa d'água em uma pessoa que fica o show inteiro grudada no celular, tendo ele próprio uma vez estragado o aparelho de uma fã por conta disso, e segundo ele, sempre que ver uma pessoa na rua olhando o celular o tempo todo enquanto anda, o cantor aponta e rir da cara do indivíduo.
                                          Corey Taylor Slipknot (Foto: Flavio Moraes / G1)

Taylor também critica aqueles que se preocupam mais em filmar o show do que em aproveita-lo. Crítica feita também pelo vocalista do Rolling Stone, Mick Jagger, que em entrevistas após as apresentações da banda no Brasil esse ano, ele disse que o público de São Paulo parece que assiste o show através de seus aparelhos.
"É a cidade dos celulares. É um mar de telefones" disse o músico na entrevista.
Outro inimigo declarado dos celulares durante os shows, é Bruce Dickinson, vocalista da banda Iron Maiden, ele que por si só já não utiliza as mídias sociais e ainda usa um celular antigo da nokia, que por duas vezes já foi registrado reclamando com um fã durante um show por conta do mesmo não sair do celular.
                                           
A primeira ocorreu em 2012 durante um show em Indianapolis, na turnê do Maiden England World Tour, onde durante o início da execução da música "Wasted Years" ele chamou a atenção de um fã, como vocês podem ver bem no vídeo abaixo:

O cantor diz: "Oh, pelo amor de Deus, você ai de camisa branca, você não parou de mandar almensagens nas últimas três músicas, seu idiota!"
A segunda vez ocorreu recentemente na turnê do novo álbum da banda, o The Book of Souls, em um show em Chicago, onde ele chama a atenção de um fãs enquanto discursava antes da execução da música "Book of Souls", veja no vídeo abaixo:

Bruce diz: "O que você está escrevendo nessa coisa? O que você escreve? É a sua amante aí ou a sua mulher? Você está tirando fotos do meu pau? Eu realmente achei que havia algo estranho em você... Que merda você ta fazendo? Por quê se dá o trabalho de vir pro show? Está tuitando o que? O que está fazendo? Eu não sei, mas hey, é um país livre, então... Muitos gostariam de estar nesse lugar, né? Sei lá."
Outro caso recente desse tipo ocorreu com o vocalista David Draiman, do Disturbed, onde em um show em Dallas, o músico discutiu com uma fã que estava digitando em seu celular. Veja o vídeo logo abaixo:

Como essa bronca em específica foi um pouco mais duradoura, colocarei esse link para você que não compreende inglês saiba o que foi dito no vídeo.
Depois, a fã revelou em sua rede social que na verdade, na hora ela estava falando com o seu filho de 14 anos que estava voltando para casa em meio a uma forte tempestade de granizo, ela tentou falar isso para o David durante a discussão, mas ele não ouviu porque ela não tinha um microfone na hora.
A fã também revelou que ficou bastante chateada com o vocalista após o ocorrido, e mesmo sendo fã da banda, disse que nem ela e nem seus amigos pagariam mais para vê-los em nenhum futuro show.
David, após descobrir a razão para a fã estar no celular naquele momento, pediu desculpas para ela publicamente, leia aqui parte do pedido de desculpas.
E por hoje é isso, sabe de algum caso parecido que deixei de mencionar? Fale nos comentários =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário