terça-feira, 12 de abril de 2016

A História Por Trás da Canção: Eminem - The Way I Am

Por Renan Soares

                                         

Olá pessoal, está começando mais um "A História Por Trás da Canção", e hoje falaremos de uma música de um dos rappers mais polêmicos do mundo da música atualmente. Claro que estou falando de ninguém mais, ninguém do que Marshall Bruce Mathers III, mais conhecido como Eminem.
Como muitos sabem, uma característica muito comum do Eminem nas suas músicas é a sua extrema sinceridade de forma bastante explícita, sempre falando de forma direta e sem meias-palavras, coisa que claro, já lhe causou muitos problemas e o arrumou muitos inimigos, como por exemplo, a Mariah Carey, como vimos uma vez aqui no Tretas Sonoras.
Tanto que a história da música em questão a gente nem precisa pesquisar muito a fundo para saber o porquê que o Eminem a gravou, basta analisar bem a letra dele. Eu particularmente cheguei a fazer uma pesquisa mais aprofundada para saber mais alguns detalhes sobre a história dessa canção, não cheguei a achar muita coisa, mas como eu disse anteriormente, está tudo muito bem explícito da letra de uma forma que qualquer bom entendedor consegue compreender, por isso, essa postagem será muito mais uma análise da temática da música em si.
Claramente, a música se trata de um desabafo feito pelo próprio rapper em relação ao assédio dos fãs e da mídia em sua vida pessoal, não apenas isso, mas também responde as algumas críticas feitas a ele por conta de seu linguajar em algumas músicas e suas letras completamente agressivas (como por exemplo, na música "Guilty Conscience", onde ele induz o personagem da canção a sempre fazer coisas erradas).
Algumas partes em que podemos ver o Eminem reclamando no assédio dos fãs é quando ele diz para que as pessoas tenha a decência de não irem falar com ele quando ele estivesse comendo ou alimentando a sua filha, dizendo inclusive que poderia agir que nem um idiota se quisesse. 

"Pelo menos tenha decência
e me deixe quieto, quando vocês me verem na rua
quando estou comendo ou dando comida a minha filha
e não venham falar comigo...
Eu não te conheco e
não te devo porra nenhuma
Eu não sou o senhor 'N Sync, eu não sou o que seus amigos pensam
Eu não sou Sr. Amigável, eu posso ser um babaca
Se vocês mexerem comigo eu vou ficar fodido
tô sem paciência e se você me ofender
Eu te levanto 10 pés... no ar"

Outro momento em que vemos essa indignação dele por isso é no final da música onde diz que agradece por todos os fãs que tem, mas que não pode nem sequer ir no banheiro sem ninguém lhe encher o saco pedindo um autógrafo.

"E estou agradecido por todos os fãs que consigo
Mas eu não consigo cagar no banheiro
sem ter alguém por perto
"Não, eu não te darei um autógrafo"
Você pode me chamar de cuzão, tô feliz"

Ouçam a música:

Nenhum comentário:

Postar um comentário