domingo, 10 de julho de 2016

As mulheres de 4 canções: "Refrão de bolero" , "Luíza", "Camila,Camila" e "Meu caro amigo"


A “Ana” da canção “Refrão de Bolero”

“É uma garota de Porto Alegre”. Ponto. Nada mais (Programa Matéria Prima,1991)
“Conheci uma Ana que se chamava Ana, conheci outras que não se chamavam Ana. Elas existem, pode crer”. (Programa Livre, 1992)


A “Luiza” que dá título à canção.

Os versos de amor é tradução para o sentimento da paternidade. Luiza é a filha caçula de Tom com Ana Lontra Jobim. Os versos do pai ficaram eternizados e a Luíza ganhou a imortalidade artística, através da dedicatória de Tom.

(Ana Luísa Jobim ao lado de sua mãe Ana Lontra Jobim)



A “ Camila” do “Nenhum de Nós”

“ Ela não sabe que essa música foi feita para ela, se vocês prestarem atenção na letra, essa música fala de um tema bastante complicado, ela fala da violência contra a mulher. Com esse  tema complicado a gente achou que a música não iria estourar,mas um cara chamado Cazuza ouviu essa música e gravou, já com as últimas forças que lhe restavam. A menina que inspirou essa história, ela existe, a gente conhecia essa menina, sabia das histórias, ficávamos indignados com isso, por que ela era uma pessoa que estudava na mesma escola, super bonita, querida e que enfrentava isso bravamente, que nos motivou a escrever a canção”. (Thedy Corrêa) (Programa Altas Horas, 2011)   


A “Marieta” da canção “Meu caro amigo”

“A Marieta manda um abraço para os seus”. A mulher em questão que Chico Buarque escreve no verso é a atriz Marieta Severo, com quem Chico foi casado por 33 anos.

(Chico Buarque e Marieta Severo ao lado das filhas e da neta) 


LINK DAS CANÇÕES:
Refrão de bolero 




Luíza




Camila, Camila







Meu caro amigo



Nenhum comentário:

Postar um comentário