quinta-feira, 23 de junho de 2016

#TocaFitas Especial de São João

Por Bruno Mário



Ao mestre , com carinho 

  Olá mestres e mestras, estamos de volta com o #TocaFitas; aproveitando a ocasião especial dessa data importante para o Nordeste brasileiro, que marca a maior das festas juninas: O São João. 
  E nada mais justo que relembrar um grande artista que alegrou muitas e muitas festas juninas. Estamos falando dele, o Rei do Baião. E o Mestres Sonoros reuniu um top 5 com algumas das suas composições mais marcantes; vamos começar com:

5 – O Xote das Meninas  


  • Esse 'Pé de serra' em ritmo mais lento é um épico de Luiz Gonzaga. Perfeito para os casais curtirem enquanto "só pensam em namorar".
4 – Pagode Russo


  • O que mais chama a atenção nessa faixa é a própria letra, com uma mensagem subliminar por trás.
3 – Numa Sala de Reboco


  •  Lançada nos anos 60, essa canção não sai da rotina dos pernambucanos; afinal, quando se fala na Sala de Reboco, a música do Rei do Baião é sempre a primeira coisa que vem à mente. Já foi interpretada também por Elba Ramalho, em 2001 e Dominguinhos (In Memorian) , em 1997.
2 – Asa Branca


  •  E como não lembrar da composição mais famosa do mestre, simplesmente imprescindível para qualquer festa junina. Trás à tona a realidade que o sertanejo vive todos os dias desde sempre.
1 – “Olha pro céu meu amor”

  
  • Em primeiríssimo lugar, a faixa que abre a maioria das festividades em geral, em ritmo mais acelerado, perfeita para danças de quadrilhas. Alguns a consideram como o hino do São João; porém há controvérsias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário