quinta-feira, 23 de junho de 2016

A História Por Trás da Canção: Megadeth - Mechanix e Metallica - The Four Horsemen

Por Renan Soares

                                  


Olá pessoas, após um tempo parado, o "A História Por Trás da Canção" está de volta, e como vocês podem ver no título, dessa vez falaremos de duas músicas em um único post. Mas ai vocês me perguntam o porquê disso, é simples, porque essas duas músicas em questão estão interligadas, e vocês irão entender o motivo.
Há um tempo atrás, fiz um post pro quadro "Tretas Sonoras" aqui no blog falando da antiga rixa entre o Dave Mustaine e o Metallica, e lá citei um pouco sobre a história dessas duas músicas.
Mas para quem não leu a postagem, darei um breve resumo agora.
Para quem não sabe, Dave Mustaine já fez parte do Metallica lá em seu início, antes mesmo da banda lançar o "Kil 'em All", mas por conta de diversos desentendimentos entre ele e o resto dos integrantes, Mustaine acabou expulso da banda em meio a uma tour que eles faziam na época, onde a banda acabou obrigando Dave a voltar para casa sem um tostão furado no bolso.
No fim, essa foi a causa do surgimento do Megadeth, que foi uma forma que o Dave teve para "se vingar" dos ex-companheiros, alegando que a banda dele seria muito melhor do que o Metallica. Se ele alcançou esse objetivo, não cabe a mim falar isso, cada um que tire suas conclusões. 
Por anos houve esse rixa entre as duas bandas, mas que felizmente já acabou e eles já voltaram a ser amigos há um bom tempo, tendo inclusive já tocado e entrado em turnê juntos por diversas vezes.
Mas finalmente chegando no ponto central dessa postagem, após a expulsão de Dave do Metallica e a chegada de Kirk Hammet para substituí-lo, a banda finalmente lançou o seu primeiro disco, o "Kill 'em All" em 1983. E mesmo sem Dave, foram utilizadas no álbum algumas músicas que tiverem uma parte de sua autoria, e uma delas é justamente a "The Four Horsemen".
Quando Mustaine ainda fazia parte da banda, a música se chamava inicialmente de "The Mechanix", mas após sua saída, o grupo mudou o nome, a letra e colocou um "toque Hammet" na canção, passando a se chamar a partir de então de "The Four Horsemen".
Dave não gostou nem um pouco dessa história e exigiu para que seus ex-companheiros não utilizassem a música, o que claramente não foi atendido. Sendo assim, no ano seguinte quando o Megadeth lançou o "Killing Is My Business... And Business Is Good!", o primeiro da banda, entre as faixas ele colocou a "Mechanix" (tirando apenas o "The" do nome original) mantendo a letra original e tocando com um ritmo mais rápido.
E por anos, toda vez que o Megadeth tocava a música ao vivo, antes de começar ele falava: "Existem duas maneiras de se tocar essa música, a nossa maneira e a maneira 'deles', a nossa é desse jeito..." fazendo uma clara provocação ao Metallica.
A letra de "The Four Horsemen" faz uma referência a história bíblica dos quatro cavaleiros do apocalipse (Peste, Fome, Guerra e Morte), e também se deve ao fato dos membros da banda se autodenominarem como "os quatro cavaleiros". Já a letra de "Mechanix" se refere a um atendente de posto de gasolina que faz sexo para reparar o seu negócio.
Ouçam aqui as duas músicas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário