sexta-feira, 20 de maio de 2016

Recomendação da Semana #32: Monticelli

Por Renan Soares

                                            

Olá pessoas do planeta terra, está começando mais um "Recomendação da Semana" nessa sexta-feira maravilho, edição essa que mais uma vez dará destaque para uma banda do cenário underground recifense. Hoje, falaremos de um grupo cujo já falei uma vez aqui no blog em uma outra ocasião, que no caso tinha sido o show da Tarja Turunen em Recife, onde eles foram responsáveis pelo show de abertura.
Claro que essa é o trio Monticelli, formado em 2011 pelos irmãos Artur (vocal e guitarra), Vítor (baixo) e Bruno Monticelli (bateria). Lembro que quando os vi tocando no show de abertura da Tarja Turunen, minha primeira impressão deles não foi lá das melhores, quem ler a minha resenha vai ver que critiquei o fato deles terem enchido muito o seu setlist de covers, mas isso felizmente ficou no passado, recentemente presenciei um outro show deles (Abril Pro Rock 2016) e posso afirmar que essa impressão melhorou muito, aliás, já gostei do fato do trio não terem enchido o set de cover de novo, tendo inclusive o Vítor gritado no palco durante o show "Chega de tocar covers, só teremos músicas autorais hoje".
Gostei tanto da apresentação da banda, que logo depois fiz questão de adquirir o primeiro álbum do grupo, o auto-intitulado "Monticelli" (outra diferença do primeiro show pro segundo, é que no segundo eles ainda não tinham lançado o disco).
Agora falando um pouco sobre o estilo da banda, os "aliens" (como ficaram conhecidos e costumam se auto-intitular) tem como ideia produzir um som que remeta ao clássico Hard Rock dos anos 80, e até agora possuem apenas um disco lançado cujo já citei anteriormente.
E após de presenciar esses shows e ouvir esse CD, foi que entendi o porquê que eles realmente merecem o reconhecimento que vem conquistando atualmente, a técnica deles é uma das melhores que já vi nas bandas que vem surgindo no mercado atual, principalmente a do baixista. aliás, há muito tempo que não vejo um baixo se destacar tanto quanto o do Vítor, e ainda há quem diga que esse é um instrumento "inútil".
O álbum deles é simplesmente muito bom, e achei legal principalmente o fato deles explorarem um pouco essa brincadeira deles de serem "alien", tanto que a intro do CD se chama "nvasion", onde há sons que supostamente seriam de naves espaciais e de aliens saindo delas, isso sem falar na capa do disco que mostra mais um pouco disso.

E ainda nessa brincadeira, no seu único clipe (Payback) eles aparecem em alguns momentos usando máscaras de aliens, assim como no início de suas apresentações.
Sobre a sonoridade da banda, se você curte Black Sabbath, provavelmente irás curtir o Monticelli também, pois as linhas de guitarra lembram bastante as da banda britânica.
As músicas do disco que mais destaco são as "Payback", "Plan B", "Sympathy" e "Future Blues", as duas primeiras por serem as faixas mais pesadas do disco, e as duas últimas por terem uma pegada um pouco mais relaxante e que lembram bastante o Black Sabbath.
E para aqueles que moram em Recife, aviso que eles se apresentarão amanhã (21) na Downtown Pub, onde eles abrirão a apresentação do Edu Falaschi, vale a pena dar uma conferida, vá por mim, isso sem falar que o preço é bem barato, 25 reais a meia.
Enfim, confiram aí algumas músicas, e se preparem, a invasão começou =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário