Olá pessoal, está começando mais um "A História Por Trás da Canção", e hoje falaremos de uma música de uma banda não tão conhecida assim no cenário nacional, mas com uma história que com certeza você que não fugiu das aulas de História no colégio conhece.
A banda em questão se trata do grupo do Cangaço, grupo de death metal pernambucano que ao longo dos anos tem conquistado o seu espaço no cenário do Heavy Metal nacional, e a música é a "Arcabuzado", presente no disco "Rastros", o único lançado por eles até o momento.
Como já falei em postagens anteriores que fiz sobre a banda, a característica forte do Cangaço é fazer um som que promove uma mistura da vertente mais extrema com o metal com a música regional nordestina, assim como os temas de suas letras, que normalmente remetem a famosos fatos históricos da região.
E essa música em questão se trata da famosa história de Frei Caneca. Para vocês que fugiam das aulas de História, vou explicar rapidamente quem era Frei Caneca:
Ele foi um dos mais conhecidos revolucionários da história pernambucana, sendo ele o líder da chamada "Revolução Pernambucana" e da famosa "Confederação do Equador", que foram movimentos separatistas, tendo elas ocorridos respectivamente no período colonial e no governo de Dom Pedro I (tendo se iniciado após a Carta Outorgada de 1824 ter sido esboçada).
Mas a música em questão não se foca muito na história completa dele, e sim, nos últimos momentos de Frei Caneca antes de sua execução, tendo se baseado bastante na poesia do escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto presente no livro "O Auto do Frade" (tanto que na própria música é recitado um trecho da poesia).
Frei Caneca, após ser preso, foi condenado a morte sob a acusação de crime de sedição e rebelião. Muitos se manisfestaram para que o Frei não fosse executado, mas de nada adiantou.
Ele foi levado até o Forte das Cinco Pontas (onde hoje é o Museu do Recife) para ser enforcado, mas os três carrascos presentes se recusaram a fazê-lo pelo fato de se tratar de um religioso, com isso, Caneca foi levado para um muro vizinho ao Forte, e ali ele foi arcabuzado (morto com tiros de arcabuz, originando daí o nome da música).
Hoje, o local de sua execução é marcado por um busto do religioso com uma placa alusiva.
Ouçam a canção:
Nenhum comentário:
Postar um comentário