terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

TRETAS SONORAS: Angra x Parangolé

Por Renan Soares

                                        

E chegou a hora que todo mundo adora, é hora do "Tretas Sonoras", e hoje vamos aproveitar que o carnaval tá chegando, e vamos de um caso que ocorreu entre o grupo de axé "Parangolé" e a banda de metal "Angra" (que tocará no carnaval da Bahia desse ano, sério mesmo, não estou zoando, entenda melhor aqui).
Acho que posso dizer que esse é um casos mais peculiares da história da musical brasileira, isso porque lá em meados do ano de 2011, os músicos Kiko Loureiro (guitarrista) e Felipe Andreoli (baixista) acusaram o Léo Santana (vocalista do Parangolé) de ter plagiado o riff da música "Nova Era" (lançada em 2001 no disco "Rebirth") na música "Azévixe" do grupo baiano (lançada em 2007 no disco "Dinastia Parangoleira").
E no que isso deu? Bom, dessa vez farei diferente do que normalmente faço, e invés de explicar tudo que ocorreu a partir daí, deixarei os tweets falarem por si só.
                                       Imagem
                                       Imagem
                                                 Imagem
E em retaliação, os fãs do angra criaram a hastag #parangolixo no twitter.
Bom, aí você me pergunta: No fim, no que deu?
Até onde eu soube, as editoras das duas bandas entraram em contato uma com a outra pra resolver a situação, e ao que parece, no fim a justiça não foi acionada.
Agora, ouça as duas músicas e tire suas conclusões:

PS: Me tirem um dúvida, o nome da música do Paragolé é "Azevixe" ou "Tomba ae Tomba"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário