sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Recomendação da Semana #17: Tenacious D

Por Renan Soares

                                       

Sexta-feira chegou, pessoal, e está na hora de mais um "Recomendação da Semana", e hoje vamos nos render um pouco da irreverência dessa banda, que apesar de ter um integrante bastante conhecido no meio cinematográfico, ainda assim não é tão conhecida quanto merecia ser. Essa banda, é a americana Tenacious D, que tem como integrantes ninguém mais, ninguém menos do que os comediantes Jack Black e Kyle Gass.
Alguns de vocês provavelmente conhecem a banda, ao contrário da maioria das bandas que falo aqui, ela não é nenhuma que você encontra apenas no submundo do underground (eles inclusive fizeram um filme, chamado "Tenacious D - Uma Dupla Infernal"), mas, ainda assim, conheço muitas pessoas (muitas mesmo) que se surpreendem quando digo pra elas que o Jack Black tem uma banda de rock.
Mas sim, ele tem, e se você já viu o filme "Escola de Rock" saiba que Jack não foi escolhido pro papel principal a toa, porque ele realmente entende de rock.
Enfim, agora vamos parar de dar voltas sem chegar a canto nenhum, e falar um pouco da história da banda.
O Tenacious D surgiu após Jack e Kyle se conhecerem em um festival em 1989, de início eles não se viram com bons olhos, mas após finalmente deixarem as diferenças de lado, os dois entraram em um acordo onde Kyle ensinou Jack a tocar violão, e Jack ensinou Kyle a atuar, formando assim a banda, que naquela época ainda não tinha um nome (tendo recebido o nome de Tenacious D apenas em 1994).
De início, a banda eram apenas eles como uma dupla acústica (sem guitarrista, baterista ou baixista), e assim, eles lançaram um seriado do grupo em 1997 (que durou até 2000), tendo a partir dai, resultado no seu primeiro álbum de estúdio lançado em 2001, o auto-intitulado "Tenacious D", onde nele, eles tocam com uma banda completa (guitarra, bateria e baixo) pela primeira vez (tendo Dave Grohl sido responsável pela bateria).
Após alguns anos com a banda na inativa, em 2004 eles começaram a produzir o filme da banda que citei mais acima, o "Tenacious D - Uma Dupla Infernal", lançado em 2006 junto com o segundo disco do grupo, o "The Pick Of Destiny" (que é o nome do filme em inglês). Álbum esse que contêm a trilha sonora do longa feita pela própria banda.
Após isso, o grupo só chegou a lançar seu terceiro álbum (e último lançado até o momento) em 2012, com o "Rize Of The Fenix".
Agora, vamos falar um pouco do trabalho deles em si.
Claro, que vindo de uma banda composta por dois comediantes, todas as músicas são feitas em um teor humorístico, e esse para mim é o diferencial da banda e o que a faz tão sensacional, eles conseguem fazer bem essa junção de rock e comédia, e se percebe isso principalmente no seu filme.
Tudo bem que a voz do Jack tá muito longe de ser uma das mais bem trabalhadas, mas sinceramente, ele não precisa disso, ele consegue fazer um bom vocal mesmo sem muita "técnica", e em momento nenhum ele fica desafinado, o mesmo eu digo sobre o Kyle.
Outro ponto alto da banda são as suas apresentações ao vivo (isso falando mais da época do "The Pick Of Destiny") onde eles a faziam de uma forma completamente teatral (e humorística, certamente), fazendo daquilo muito mais do que apenas um show de rock, e sim, um espetáculo a parte. Uma pena que não mantiveram muito dessa teatralidade na época do "Rize Of The Fenix", e no auto-intitulado então (que veio antes) nem tenho muito que falar, já que nessa época as apresentações deles eram apenas o Jack e o Kyle com violões.
Se for escolher um dos três álbuns pra começar, eu recomendo que comece pelo "The Pick Of Destiny", que na minha opinião é o melhor (e de praxe veja o filme também, é muito bom, e não há nada mais épico do que a cena em que eles enfrentam o Belzebu), após isso, você pode seguir pelo auto-intitulado "Tenacious D" que também é muito bom, e terminar com o "Rize Of The Fenix", que é o mais "mais ou menos" dos três.
Atualmente a banda está na inativa, mas como vocês podem perceber, é normal eles terem um longo intervalo de tempo entre um álbum e outro, lembrando também que eles são atores e focam muito mais suas vidas pra esse lado do que para o lado músico. Pra gente só resta aguardar eles anunciarem uma nova produção.
Confiram algumas músicas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário